Delou Informa:

Loading...

sábado, 9 de junho de 2012

Parada Gay. Tudo começou no ¨Bar Stonewall Inn¨

São Paulo terá neste domingo (10/06) a sua 16ª edição do ¨Parada do Orgulho GLBT¨ (Parada Gay) com o tema ¨Homofobia tem cura: educação e criminalização¨ (veja ¨Homofobia e o Casamento)A ¨Parada  Gay¨ em São Paulo, é uma das maiores realizadas no mundo, só perdendo para a cidade de Toronto no Canada, que na ultima teve a participação de mais de 1 milhão de pessoas. A mais famosa é a de São Francisco, na Califórnia que completa mais de 40 anos e é reconhecida como a mais tolerante aos homossexuais. 
A menor em número, mas não menos alegre e participativa é a parada de Amsterdã, na Holanda, com aproximadamente 500 mil pessoas. Não é comemorada nas ruas e sim com o desfile dos barcos decorados, pelos canais da cidade.

Parada Gay - Google Image.
Tudo começou no período após a II Guerra Mundial,  onde as pessoas sentiram o desejo de restaurar  a ordem pré-guerra social e adiar as mudanças. Estimulado pelo anti-comunismo, se criou a campanha de caça aos anarquistas e comunistas, considerados anti-americanos, e os Homossexuais foram incluídos.
De acordo com os dados oficiais , depois revelados, mais de 1700 pedidos de emprego no Governo Federal  foram negados, 4380 foram dispensados do serviço Militar, por se supor que eram Homossexuais.

Na época já estava ocorrendo vários movimentos, como ¨Movimento Africano dos Direitos Civis Americanos¨- ¨Movimento da Contracultura¨ e manifestações Anti-Guerra. Isso motivou os frequentadores do ¨Bar Stonewall  Inn¨ em Greenwich Village, Nova York a também  participar.
Protestos Homossexuais em Nova York,
em 1976 -I.Wikipedia
O ¨Bar Stonewall  Inn¨, era comandado pela Mafia e frequentado por pessoas pobres e marginalizadas da comunidade gay, sem tetos e traficantes, e constantemente sofria batidas policiais.

Mas no dia 28 de Junho de 1969, durante uma de suas batidas, a policia perdeu o controle e houve espancamento e prisão de várias pessoas. A comunidade gay se revoltou e fez uma manifestação e passeata com a participação de mais de 2000 pessoas.Durante semanas houve manifestações e rapidamente se organizou grupos ativistas para formar  locais, onde faziam reuniões e orientação sexual.
Depois dos distúrbios, enfrentaram vários obstáculos para formar uma comunidade coesa. Houve a criação de dois grupos ativistas, concentrando-se em táticas de confronto, até que 28 de junho de 1970 teve a primeira ¨Marcha do Orgulho Gay¨ em Los Angeles.
Hoje os eventos do ¨Orgulho Gay¨, chamado de ¨Parada  Gay¨ é praticamente realizado em todo Mundo. Foi aprovado pelo Tribunal Municipal de Moscou, a lei que proíbe pelos próximos Cem anos a realização de Paradas Gays na Capital.
Mas tudo começou no ¨Bar Stonewall  Inn¨.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...